É a pergunta que mais fica na mente de quem quer querder peso ou melhorar a saúde e decidiu que vai evitar alimentos calóricos.

E eu te faço outra: Você confiaria mais em um ambiente sem tentações ou na sua força de vontade?

Você acha conseguiria mais garantidamente comer de forma saudável em uma cozinha cheia de saladas ou em uma cheia de chocolates? Parece óbvio, mas nós costumamos supervalorizar a nossa força de vontade e desprezar a influência do ambiente sobre nós.

Mas já pensaram que pode dar mais certo fazer o contrário?

Se evitarmos ambientes “de risco” e precisarmos menos da nossa força de vontade, será que não fica parecendo que temos mais chances de ter sucesso com uma alimentação saudável?

E é curioso como isso acaba por se tornar verdade em outras áreas da vida. E nelas nós já praticamos sem nem perceber, quer ver? Você conhece uma pessoa chata? Todo mundo conhece alguém que prefere não cruzar com a pessoa, do que cruzar e depois ter que dar desculpas para sair de perto ou encurtar a conversa… Não é mais fácil nem encontrar?

Porque fazemos isso com relacionamentos que nos vão prejudicar, mas não com alimentos?

Porque isso envolve uma coisa que chamo de “pré-decisão”. Decida antes que não vai se colocar com frequência em ambientes que podem prejudicar seus objetivos de longo prazo.

Você está tão decidido a não encontrar com os alimentos que deve evitar, como a não encontrar aquela pessoa que prefere atravessar a rua e fingir que não a viu?