Vou te contar como dizer tudo o que pensa, sem dizer efetivamente e como isso te ajuda, porque você vai ter expressado seus sentimentos ao invés de buscar consolo em alimentos, café, rede social, etc. onde você iria ter um relaxamento momentâneo sem analisar seus sentimentos e além disso não cria um grande conflito com quem te aborreceu.

Há situações na vida que lidamos com pessoas que tem valores e comportamentos que gostaríamos que fossem diferentes. Até aí tudo bem, cada um cada um. O problema é quando isso começa afetar a nossa vida e nós ficamos tentados e queremos reagir à certas situações.

Eu já tenho praticado esse técnica faz alguns meses e tem dado muito certo.

Naqueles momentos em que queremos dizer muitas coisas das quais podemos nos arrepender ou que vai magoar muito alguém que gostamos ou mesmo porque precisamos manter a classe (situação no trabalho, etc…):

1) Sente-se e escreva no facebook ou no e-mail tudo o que queria dizer (Whatsapp, gtalk e chats NUNQUINHA, NÃO use)

2) Faça de cada argumento um tópico ou parágrafo.

3) Seja honesto, transcreva EXATAMENTE sua conversa interna, não pegue leve: “Te acho um __________ (sujo, imundo, folgado, mau educado e sem noção), porque fez __________ (xixi no tapete da sala – eu falando com meu cachorro…kkkkk).

4) Escreva EXATAMENTE seu diálogo interno de como se sente: “Eu me sinto explorada e tratada como um funcionário mal remunerada por ter que limpar isso toda vez que você confunde a sala com o jardim.”

5) Escreva como você acha essa situação poderia ser resolvida e como isso faz você se sentir (uma sugestão de melhora do relacionamento): “Eu gostaria muito que você usasse só a parte externa da casa para essas artes e eu me sentiria muito bem como sua companheira humana porque poderia usar esse tempo para passearmos por mais tempo e ter um relacionamento com menos stress.”

6) Repita os passos de 3 a 5 para cada parágrafo ou tópico.

7) NUNCA ENVIE PARA A PESSOA EM QUESTÃO NESSA ETAPA. Se o fez no facebook, partilhe com você mesma. Ao lado do “Publicar” tem uma caixinha que te permite escolher quais amigos vão ver a publicação e tem a opção “Somente eu“. Se o fez por e-mail, mande para você mesmo. Envie o que escreveu para você mesma de alguma forma e para mais ninguém.

Sente-se melhor? Comigo funciona muito bem.

Se você fizer esse exercício e ficar se culpado por estar xingando alguém ou sendo muito crítica com outro ser humano, isso é uma conversa interna que te faz sentir mal com você mesma. Pára tudo e entenda que você pode permitir que os sentimentos negativos apareçam, não pode é deixar que eles tomem conta, por isso não vamos enviar o que escrevemos, mas também não deixamos de escrever, aqui é a hora de não reprimir.

Vá beber água, respire fundo, de preferência espere passar algumas horas e agora sim, relendo o conteúdo, você decide se envia uma versão editada light (sugestão: deixar somente o item 5) ou se não envia nada. Muitas vezes já sabemos de antemão que muitos argumentos não geram resultados reais e só causam mais stress. Aproveite também para se perguntar se tudo aquilo é real ou se era sua leitura da situação quando estava de cabeça quente.

Sinta-se bem porque avaliou tudo o que tinha para ser avaliado e saiu da situação com elegância, encontrou uma maneira saudável para o relacionamento de dizer o que pensa e não foi assaltar a cozinha. 😉

Ciência: Quer saber porquê isso funciona? Porque nosso sistema límbico é responsável pelas nossas emoções e em um momento de emoções à flor da pele, ele é a área do cérebro mais irrigada pelo fluxo sanguíneo. Primeiro o alimentamos (deixamos ele se expressar e por para fora tudo o que pensa), depois esperamos para o fluxo sanguíneo volte a se concentrar no neocórtex frontal, onde é a parte mais lógica e racional do cérebro.

Como prêmio faça um chá! Estou viciada em chá de gengibre e de eucalipto. Recomendo muito!

Se aplicar essa técnica deixe um comentário e me conte. Acho-a muito útil não só por desabafar, mas também para decidir qual é a parte da minha opinião que vale a pena ser enviada.

Estou no PERISCOPE!! Sigam-me por lá: @ClaudiaBarchi
Ontem falei sobre Qual a primeira alteração a fazer na alimentação para emagrecer.
Te encontro lá!